terça-feira, 24 de julho de 2012

Desporto como Ferramenta de transformação



Olá amigos!

Novamente aqui estamos para mais elucubrações! Veremos se conseguiremos um pouco de reflexões sobre a gestão desportiva e a psicologia.

Já discutimos sobre a grandeza que o Desporto atingiu no último século. Influencia e é influenciado pelos comportamentos contemporâneos da sociedade. Olhando pelo prisma da educação, o desporto é de fato capaz de AJUDAR na formação de crianças e adolescentes. Utilizando as dimensões procedimentais, conceituais e principalmente atitudinais, através de exemplos de valores como a determinação, a 

dedicação e o  companheirismo podemos traçar paralelos entre o desporto e a vida quotidiana. 

Entretanto, não podemos fazer do  AJUDAR  algo maior que o seu significado. E isso, equivocadamente vem acontecendo. Essa nem tão nova ordem ganhou eco e o desporto como fator educacional passou a ser reconhecido por muitos como a ferramenta, que como uma panaceia resolverá todos os problemas da sociedade. O problema principal é: como atingir os objetivos de um programa desportivo educacional sendo o desporto uma prática cultural bastante diversificada e que possui diferentes visões dos autores a respeito do processo educativo?

Vai uma garrafada aí?!



A resposta para a pergunta acima não é simples. Primeiro vamos identificar os atores desse processo. Claro, o mais importante é o professor. PROFESSOR? Nos dias da alta velocidade de informação que vivemos,  manter o professor como centro da educação é equivocado. Acredito que o ensino deva ter como centro a CRIANÇA. É necessário levar em conta os anseios dos jovens para convencê-los de participar daquilo que é proposto. Os maiores problemas desses programas são desenvolver atividades inadequadas que apenas vislumbram o futuro das crianças sem levar em consideração a idade e as vontades dessas crianças no presente. O professor deve ser um intérprete dos anseios dos alunos e proporcionar momentos agradáveis, desta forma "prendendo" a criança ao programa por bastante tempo. Isso não significa que ele deva fazer tudo que os miúdos quiserem! Ele precisa adequar e orientar, e não atrapalhar o que o esporte já traz de bom.



Falando de um programa esportivo com o escopo principal de desenvolver valores como liderança, respeito, disciplina e dedicação, podemos citar o "Cultivating leadership in team captains" do professor Dan Gould, da Universidade de Michigan State. Segundo Gould, é comum ouvirmos que o esporte desenvolve a liderança, mas poucos treinadores o fazem de fato. Além disso, muitos treinadores elegem os capitães de suas equipes pelo comportamento natural que os atletas demonstram, mas sem os orientar sobre o que fazer, como fazer e porque fazer. Gould define algumas estratégias para desenvolver de forma objetiva essas capacidades:

  • ser proativo - determinar o que é liderança pra si, porque é importante e como pode ser desenvolvida com as crianças que você trabalha;
  • ser um modelo positivo - fornecer orientação e experiência para as crianças  e ser um exemplo;
  • ensinar sobre os princípios da liderança - fornecer feedback sobre as habilidades e de liderança durante a temporada 

(tradução nossa).

Esse deve ser o papel do treinador/professor. Desta forma, ele desenvolverá a consciência da capacidade de liderança do jovem. Este começará a falar sempre estando em contato visual, sempre com atitude positiva, entenderá a complexidade da relação entre líder e liderados, desenvolverá uma visão de time e provocará comportamentos positivos nos companheiros. 

Para citar o papel de outros atores do processo de ensino, gostaria de destacar o papel da família. Esta não deverá atrapalhar no processo, esquecendo do objetivo final para exaltar o resultado a curto prazo. Muitas vezes a família acaba incentivando um comportamento negativo, em busca da vitória a qualquer custo, provocando individualismos, cobrando professores sem saber a realidade do grupo, cobrando o resultados das crianças sem ao menos perceber se ela gosta do que está fazendo.

Depois dessa pequena viagem pelo mítico mundo esportivo infantil, esperamos er demonstrado a importância de desenvolver programas esportivos adequados aos objetivos de formação de nossas crianças.






Glossário




Liderança - Processo complexo que envolve o esforço de um indivíduo, isto é, o líder, em ajudar um grupo a identificar e alcanças objetivos pessoais e individuais (Gould, 2012). 














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